O SEDUP e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus III), numa parceria realizada através do Centro de Humanidades (CH), irá desenvolver, durante um ano, o Programa “SEDUP – Memória, Educação e Patrimônio”, envolvendo os departamentos de História e de Geografia e a direção do CH.
O programa, que vai contar com vários colaboradores/as, docentes, estudantes e técnicos da UEPB, se associa a um projeto do SEDUP, já em desenvolvimento, intitulado “História e Memória: fortalecendo os laços culturais e história das Lutas Sociais no Brejo paraibano”, financiado com recursos de uma emenda parlamentar destinada pela então Deputada Estadual Estela Bezerra, no ano de 2023, com o objetivo de realizar a gestão documental, a digitalização e publicidade de parte do acervo do Sedup.
Segundo a coordenadora geral do Programa, a professora doutora Naiara Ferraz Bandeira Alves, do Departamento de História, a proposta surgiu da percepção de que esses documentos, presentes no SEDUP, podem abarcar interesses em diversas áreas do conhecimento, entre os quais os cursos presentes do Centro de Humanidades na UEPB, e que a conservação e disponibilização desses conteúdos são importantes para diferentes áreas de estudo. “O programa vai ajudar a promover a preservação de um patrimônio material extremamente relevante para a sociedade paraibana” explica a professora.
O projeto, realizado no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, teve início ainda no mês maio com um processo seletivo que selecionou 18 extensionistas, sendo três bolsistas e 15 voluntários/as, que atuarão no programa; e com as primeiras reuniões para alinhar os detalhes e dar início aos trabalhos. Segundo Maria Rozângela da Silva, coordenadora do SEDUP, após a seleção foi realizado um momento para apresentação da instituição e dos/as novos/as colaboradores/as. “Estamos felizes por essa parceria que resultará na preservação da memória, reafirmação da nossa identidade e fortalecimento da educação popular e da história dos movimentos sociais, tudo isso a partir do acesso à informação e do diálogo entre universidade e sociedade, através desses importantes projetos de extensão”, completou a coordenadora.
Essa importante iniciativa irá aproximar a comunidade acadêmica das atividades desenvolvidas pelo SEDUP, considerando sua relevância histórica e social. Na prática o projeto vai realizar a gestão documental: higienização, arranjo, classificação, ordenamento, avaliação, descrição e catalogação, além de digitalizar os documentos e disponibilizar o acervo para o público que tenha interesse em consultar sobre as atividades realizadas pela instituição entre as décadas de 80 e 90 do século XX. A preservação desta memória material possibilitará consulta mais facilitada das informações nestes registros documentais para a elaboração de novas atividades nas instituições e fora delas.
O professor doutor Orlandil de Lima Moreira, coordenador do Observatório da Educação Popular (grupo de pesquisa e extensão da UFPB), que também está como colaborador no Programa, explica que as ações do SEDUP sempre foram acompanhadas de propostas escritas e relatórios de atividades, ferramentas educacionais, subsídios de comunicação (cartazes, álbuns seriados, cartilhas, faixas, documentação fotográfica, filmes em super-8, vídeos, panfletos, programas de rádio, entre outros recursos e linguagens) produzindo um rico acervo que precisa ser preservado. De acordo com o professor, que faz parte da Associação SEDUP e já foi gestor na instituição, “esse trabalho é extremamente relevante por se tratar da preservação e visibilidade da memória de uma instituição fundamental para a história da educação popular, das lutas populares, dos movimentos sociais no brejo e, consequentemente, para a memória da Paraíba”, completa.
Projeto de extensão
O programa abarca alguns projetos individuais que dão conta de diferentes conteúdos que podem e devem ser trabalhados a partir das fontes presentes no SEDUP, desde as correlações entre os movimentos sociais e a Igreja Católica nas décadas de 80 e 90 do século XX, assim como questões relacionadas à prática e ao ensino popular, como a alfabetização de jovens e adultos, conteúdos de história, geografia e questões vinculadas aos direitos humanos. Os projetos desenvolvidos são:
I – Projeto: “Memórias da base: SEDUP e os cursos de formação para sindicatos” Coordenadora: Drª. Naiara Ferraz Bandeira Alves (Graduada em História, doutora em Ciências das Religiões-UEPB- CH/DH)
II – Projeto: “O SEDUP e as mulheres: arquivos da resistência” Coordenadora: Drª. Susel Oliveira da Rosa (Graduada em História, doutora em História, UEPB-CH/DH)
III-Projeto: “Geografia e educação patrimonial na Paraíba através do acervo da Secretaria de Educação Popular / SEDUP” Drª. Angélica Mara de Lima Dias (Graduada em Geografia, doutora em Geografia, UEPB- CH/DG)