Como parte das ações realizadas pelos movimentos sociais e populares na Paraíba, em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em todo mundo no dia 8 de março, o Sedup promove, nesta quarta-feira, dia 3 de abril, o seminário: Mulheres no Poder – por direitos e pelo fim da violência.
O evento acontecerá na Câmara Municipal de Guarabira, no centro da cidade, a partir das 13h30, quando acontecerá a abertura oficial da atividade. De acordo com Rozângela da Silva, coordenadora do SEDUP, a realização desse seminário tem como finalidade proporcionar diálogos sobre a participação das mulheres nos espaços de poder e decisão. Segundo Rozângela “essa ação também busca promover uma reflexão sobre práticas do cuidado às mulheres como estratégia da desnaturalização da divisão sexual do trabalho, propondo uma política pública integral do cuidado, pelo fim da violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres”, explica.
O Seminário irá discutir aspectos relacionados às políticas públicas de promoção da igualdade de gênero e políticas para as mulheres, além dos desafios para a participação das mulheres em espaços de poder. A saúde da mulher e as práticas do cuidado como estratégia do enfretamento da violência contra as mulheres também serão assunto do seminário. A discussão acerca destes temas será facilitada com a colaboração de duas mulheres que fizeram parte da fundação da Cunhã Coletivo Feminista, uma das mais importantes organizações feministas do Brasil: Estela Bezerra, que é jornalista e, atualmente, suplente de Deputada Federal da Câmara de Deputados; e Gilberta Santos Soares que é psicóloga, psicanalista e doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade da Bahia.
Como parte da programação desse dia, na parte da manhã, será realizada a III Feira Agroecológica da Reforma Agrária e da Economia Solidária. A feira, em sua terceira versão, é uma forma de fortalecer mulheres, agricultoras/es agroecológicos e os empreendimentos da economia solidária de Guarabira e de assentamentos da reforma agrária dos municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio, acompanhados pelo trabalho do Sedup e pelo Fórum dos Assentados e Assentadas. A feira acontecerá na praça Dom Pedro II, no centro da cidade de Guarabira das 7h da manhã ao meio dia.
Dirigida aos movimentos populares da região do brejo e à população de Guarabira como um todo o evento não requer inscrição e é totalmente gratuito. Trabalhadoras rurais e urbanas, lideranças populares de municípios da região estão sendo mobilizadas para participar do seminário e também da Feira Agroecológica pela manhã. Com o apoio do Fórum dos Assentados e do Fórum da Economia Solidária de Guarabira e Região do Brejo Paraibano o evento espera receber mulheres dos municípios de Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Cuitegí, Guarabira, Pilões, Pirpirituba, Serraria, entre outros.